Seja bem-vindo
Brasília,04/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

IGREJAIgreja Presbiteriana do Brasil celebra 166 anos de fundação


IGREJAIgreja Presbiteriana do Brasil celebra 166 anos de fundação

A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) completou, neste mês de agosto, 166 anos de organização. Fundada em 02 de agosto de 1859, no Rio de Janeiro, pelo missionário norte-americano Ashbel Green Simonton, a denominação conta hoje com cerca de um milhão de membros em território nacional. Em artigo publicado para marcar a data, o reverendo Hernandes Dias Lopes destacou a trajetória de Simonton e o legado deixado pelo trabalho missionário.

“No dia 12 de agosto de 1859 aportava no Rio de Janeiro o missionário americano Ashbel Green Simonton, trazendo em sua bagagem o propósito firme de plantar em terras brasileiras a Igreja Presbiteriana. O jovem missionário tinha apenas vinte e seis anos de idade. Aqui ficou apenas oito anos, pregando o evangelho. Os frutos de seu trabalho foram abundantes. Vitimado por febre amarela, morreu em São Paulo, aos trinta e quatro anos”, escreveu.

De acordo com o reverendo, o crescimento da IPB resultou não apenas na expansão em solo brasileiro, mas também na presença do evangelho em outras nações. Ele enfatizou que a denominação preserva compromissos centrais desde sua fundação, organizados em quatro pontos principais.

O primeiro, segundo Hernandes, é o compromisso inegociável com as Escrituras. “Num mundo caído, influenciado por tantos desvios e apostasia de outros, o Senhor tem preservado a seu povo apegado à verdade imutável e infalível das Escrituras. […] Ela é a nossa única regra de fé e prática”, afirmou.

O segundo ponto é a vocação missionária. Para o reverendo, a igreja não existe para si mesma, mas como “agência do Reino de Deus” chamada a proclamar a Palavra “nos rincões da Pátria e até aos confins da terra”. Ele ressaltou que a missão é “imperativa, intransferível e impostergável” e que a evangelização deve ocorrer “aqui, ali e além-fronteiras ao mesmo tempo”.

O terceiro aspecto citado é a responsabilidade social. Hernandes lembrou que, desde o início, a IPB atua pregando o evangelho, estabelecendo igrejas e escolas, e cuidando de pessoas em situação de vulnerabilidade. “A igreja é o braço da misericórdia de Deus na terra. […] Ela cuida da alma e do corpo”, disse, fazendo referência ao ministério de Jesus que pregava, ensinava e curava (Mateus 4:23).

O quarto ponto abordado é o culto em espírito e em verdade. Para o reverendo, a adoração é a missão precípua da igreja, acima mesmo da obra missionária. “O culto que prestamos não é segundo os ditames da nossa vontade, mas conforme os preceitos estabelecidos por Deus. […] Tudo gira em torno de Deus e visa a glória de Deus”, escreveu, reforçando o caráter cristocêntrico da adoração.

Ao concluir, Hernandes Dias Lopes exortou os fiéis a permanecerem firmes nos princípios que marcaram a história da denominação. “Que nós mantenhamos fiéis aos mesmos preceitos que nos nortearam nos nossos pais. Parabéns, querida Igreja Presbiteriana do Brasil”.






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.